Seja Bem Vindo ao Instituto Renovistas | Fundado em 31 de Agosto de 2013.

6 de janeiro de 2014

O Verdadeiro Rapto: Entendendo o que é o Arrebatamento da Igreja

O tema "arrebatamento da igreja" virou uma febre, principalmente no meio cristão evangélico, virando tema de canções, pregações e inclusive de filmes.

As pessoas cantam e clamam pelo arrebatamento, mas o interessante é que tais pessoas não conhecem nem 10% do assunto, e tomam para si doutrinas superficiais e acreditam apenas naquilo que lhes convém.
O que poucos sabem, ou não querem mesmo saber, é que o arrebatamento é um evento escatológico completamente diferente daquilo que muitas das vezes é nos dito.

Existem pelo menos, três doutrinas sobre o arrebatamento (Pré Tribulacionismo, Midi Tribulacionismo e o Pós Tribulacionismo) e este texto buscará explicar, em cinco tópicos, o que realmente é o arrebatamento da Igreja a luz das Escrituras Sagradas.

Pré Tribulacionismo. O nome é pouco conhecido, mas essa é a doutrina mais aceita entre os cristãos protestantes. Se você deseja vida boa para a Igreja durante a Grande Tribulação, essa doutrina é perfeita! Essa doutrina ensina que os cristãos serão arrebatados antes do aparecimento do Anticristo e antes do período de Grande Tribulação na terra, de forma secreta e invisível. Os cristãos então, num piscar de olhos, se verão na Glória de Deus, e ficarão no Céu durante o período de Grande Tribulação, onde haverá nesse período, as Bodas do Cordeiro.

Desmascarando o Arrebatamento Pré Tribulacionista:

1. O Livro de Apocalipse cita os cristãos:
Uma das teses usadas pelos Pré Tribulacionistas é que os cristãos não são descritos entre Apocalipse 4 e 18. Essa afirmação não se condiz com o que está escrito em Apocalipse 14:12, onde diz:

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." 

Os cristãos durante a Grande Tribulação são chamados de "santos".

Mas, segundo os Pré Tribulacionistas, esses santos de Apocalipse são o povo judeu, mas como pode um judeu ter a fé em Jesus Cristo, sendo que eles até hoje aguardam o Messias?

E novamente, os Pré Tribulacionistas dizem que esses são os judeus que se converterão durante esse período. Em 2 Tessalonicenses 2:1-6 diz sobre o Anticristo, e no versículo sete, Paulo diz que "com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;". Os Pré Tribulacionistas afirmam que o que detém a manifestação do Anticristo é a Igreja e o Espírito Santo, e eles deverão ser retirados da terra durante a Grande Tribulação, para que o Anticristo se manifeste. Agora eu pergunto mais uma vez: se é o Espírito Santo quem convence a pessoa dos pecados para que assim ela receba a Cristo como salvador de sua vida, como poderá alguém se converter durante a Grande Tribulação, sendo que o Espírito Santo não estará mais na terra?

Novamente, os Pré Tribulacionistas afirmam que, com a ausência do Espírito Santo, a terra voltará a um período de "olho por olho, dente por dente", onde os convertidos durante a Grande Tribulação serão salvos somente se forem martirizados. Mas convenhamos, essa afirmação já é forçar as Escrituras.

2. Nós não sofreremos da Ira de Deus, mas da Ira do Anticristo
Essa talvez a maior tese usada pelos defensores de um arrebatamento repentino é afirmar que os cristãos não poderão ficar na terra, pois irão sofrer da cólera de Deus. Deus não diz que sofreremos de Sua Ira, mas sofreremos sim, da Ira do Anticristo, vamos ler em Apocalipse 13:7:

"E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação."

Nós podemos usar um exemplo do Antigo Testamento para provar que não sofreremos da Ira de Deus. Quando o povo israelita estava no Egito, e Moisés disse ao Faraó que Deus lhe disse para que o Seu povo fosse retirado de lá, o Faraó não deu ouvidos à Moisés, então vieram ao Egito as dez pragas. Agora eu lhe faço algumas perguntas:
  •  O povo israelita foi arrebatado para que as pragas fossem derramadas no Egito?
  •  Os israelitas sofreram das pragas?
  •  Na última praga, qual foi o mandamento dado por Deus à Moisés ao povo de Israel?
  •  A resposta é: passar o sangue de um cordeiro nos umbrais das portas, para que o anjo da morte não levasse consigo o primogênito da casa.
Alguns eventos do Antigo Testamento são sombras do Novo Testamento, ou seja, alguns acontecimentos físicos ocorridos no Antigo Testamento haveriam de acontecer novamente no Novo Testamento, de forma física ou espiritual.

O evento das dez pragas no Egito é uma sombra da Grande Tribulação. Os cristãos não irão sofrer da Ira de Deus, pois estarão guardados pelo sangue de Cristo Jesus, o Cordeiro Imaculado: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." - Romanos 5:8-9.
3 - Mateus 24 está escrito em ordem cronológica:
Em Mateus 24, Cristo descreve aos discípulos os acontecimentos que deveriam ocorrer antes da Sua Segunda Vinda. Os Pré Tribulacionistas interpretam de maneira equivocada as parábolas da figueira e das dez virgens, para assim parecer correta a ideia de um arrebatamento secreto.

Para estudarmos Mateus 24, devemos ter em mente que esse capítulo está escrito em ordem cronológica, ou seja, os eventos estão descritos na ordem em que deveriam acontecer. Logo abaixo eu citarei quais são as profecias ditas por Cristo nesse capítulo:
  • Destruição do templo em Jerusalém em 70 d.C (Mateus 24:1-2)
  • O Princípio das Dores (Mateus 24:6-14)
  • A Grande Tribulação (Mateus 24:15-28) 
  • A Segunda Vinda de Cristo (Mateus 24-29-30)
Sendo o arrebatamento da igreja um evento que deveria acontecer antes da Grande Tribulação, ele deveria estar descrito durante o Princípio das Dores (porque segundo a cronologia desse capítulo, acontecerá antes da Grande Tribulação), e então eu faço a pergunta: O arrebatamento está descrito nesse período?

Ao contrário, o versículo treze do Princípio das Dores diz: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." Mateus 24:13 O versículo diz que o que perseverar até O FIM será salvo, e não até antes da Grande Tribulação. Então você me pergunta: Onde está descrito o arrebatamento da Igreja em Mateus 24?

Vamos ler em Mateus 24:29-31: "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." Estudando o capítulo, vemos que o arrebatamento acontecerá depois da Grande Tribulação, momentos depois de Cristo aparecer no céu, com Poder e Glória, a vista de todos os povos da terra. O versículo trinta e um se relaciona com os versículos quarenta e quarenta e um, onde diz que um será deixado e o outro levado.

4. Cristo não vai voltar enquanto o Anticristo não se manifestar:
Em 2 Tessalonicenses, no capítulo dois, o Apóstolo Paulo afirma:

"² a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. ³ Ninguém, de modo algum, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição"

Mas porque o Ap. Paulo disse isso à igreja em Tessalônica? Porque naquele período, existiam muitas pessoas que já afirmavam que Cristo já havia voltado, e assim causaram uma enorme confusão, principalmente nas igrejas em Tessalônica. As afirmações eram ditas em pregações e escritas em epístolas, por isso foi necessário o Ap. Paulo escrever sua segunda epístola aos tessalonicenses.

Não é muito diferente nos dias de hoje. Vemos várias igrejas pregando um arrebatamento onde a Igreja será arrebatada de forma obscura, eminente e secreta, contrariando aquilo que o próprio Ap. Paulo afirmou nos versículos dois e três de 2 Tessalonicenses capítulo dois.

O Ap. Paulo afirma que antes do Retorno de Cristo, o homem da iniquidade (Anticristo) deveria se manifestar. Então se houvesse um Arrebatamento antes da Grande Tribulação, mesmo que seja secreto e no "meio das nuvens", Cristo voltou a Terra. Isso iria contra o que está escrito nas escrituras porque, além de Cristo se manifestar antes do Anticristo, o próprio Cristo voltaria a terra uma vez antes da Grande Tribulação e uma outra vez depois dela, isso não seria sua Segunda Vinda, e sim sua terceira.

Alguns Pré Tribulacionistas também afirmam que o Ap. Paulo esperava um Arrebatamento repentino. Mas convenhamos: A igreja naquele período estava crescendo muito, tanto em Jerusalém como nas outras nações, e isso começou a incomodar o Império Romano, que começou a persegui-los. Para o Ap. Paulo estava mais do que claro que o Anticristo era o perverso imperador Nero (54 a 68 d.C), que perseguia de forma incessante os cristãos daquela época. Não é difícil de se pensar que para o Ap. Paulo aquele período era a "grande tribulação" dita por Cristo. Seria normal ele esperar a Segunda Vinda de Cristo para aqueles dias.

5. O arrebatamento acontecerá no soar da última trombeta (sétima trombeta):
Os Pré Tribulacionistas tropeçam no próprio pé com esse argumento, pois afirmam que o arrebatamento se dará quando a sétima e última trombeta soar.

Sabemos que as Sete Trombetas serão soadas no decorrer da Grande Tribulação, sendo que a sétima e última será tocada no final da Grande Tribulação (1 Tessalonicenses 4:16).

Os Pré Tribulacionistas praticamente afirmam que o arrebatamento irá acontecer no mesmo dia da Segunda Vinda de Cristo, depois da Grande Tribulação, no soar da última trombeta.
Se o arrebatamento fosse antes da Grande Tribulação, não seria a última trombeta, e sim a primeira.
Esses são apenas os principais pontes que os Pré Tribulacionistas defendem, e que foram derrubados por terra pela Palavra de Deus.

Deixarei abaixo agora alguns argumentos de acordo com a Palavra sobre o arrebatamento:

  • O Arrebatamento acontecerá depois da Grande Tribulação (Mateus 24:29-31);
  • O Arrebatamento não será secreto e invisível, ao contrário, será barulhento e visível (1 Tessalonicenses 4:16-18);
  • Os cristãos são os santos de Apocalipse 14:12;
  • Não sofreremos da Ira de Deus (Romanos 5:8-9) mas da Ira do Anticristo (Apocalipse 13:7);

A doutrina Pós Tribulacionista defende um arrebatamento real e bíblico, e não uma doutrina de fantasias e de faz de contas, que promete vida boa para a Igreja durante a Grande Tribulação, ao contrário, Cristo diz que nós iriamos sofrer perseguições nesse mundo por decorrência do Nome de Jesus.

Cristãos foram mortos em arenas, foram devorados por leões e não negaram o Nome de Jesus. Se nem esses cristãos foram poupados de tribulações, quem somos nós para exigirmos um arrebatamento divino para nós livrar do período de Grande Tribulação?

Fiquem na paz..

Victor Rodrigues.

1 comentários:

Gostei do modo como explica essa passagem da Bíblia, com explicações convincente. Creio que a grande tribulação seja necessária pois será a última prova de que não negaremos a Jesus Cristo na pior situação da vida de um cristão, eis que se revelará os verdadeiros cristãos.

Postar um comentário