Seja Bem Vindo ao Instituto Renovistas | Fundado em 31 de Agosto de 2013.

12 de setembro de 2013

Tatuagem: Louvando a Deus com o corpo

Quando falamos de tatuagens dentro das igrejas ou nosso convívio com os nossos amigos de comunidade, logo vemos que muitos falam contra o uso da tatuagem, e alguns usam até versículos bíblicos para dar base às suas concepções sobre o tema. Até que ponto a tatuagem pode ser aceita? É pecado fazer tatuagem?

Algumas pessoas citam a passagem descrita em Levítico 19:2, que diz: "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."
Agora eu usarei as mesmas palavras do Pr. Silas Malafaia, quando foi questionado sobre o assunto: "Eu não posso pegar uma passagem do Antigo Testamento e usar como uma regra na Nova Aliança!



O livro de Levítico pertence ao Pentateuco (livros escritos por Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), e descrevem as Leis Mosaicas ao povo israelita. Mas quando falamos da Nova Aliança, ou seja, do período que se iniciou no Novo Testamento e se perdura até os dias de hoje, as Leis de Moisés já não estão validadas aos nossos dias, até porque, em Jesus Cristo fomos libertos da Lei que nos oprimia, e hoje vivemos para Ele e só para Ele.

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 2 Coríntios 3:14

Outras pessoas poderiam até mesmo citar a passagem em 1 Corintios 3: 16-17, que diz:
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Nós somos o templo do Espírito Santo, e é o nosso papel cuidar desse templo e mantê-lo sempre em santidade, e qual o problema de dar uma decorada no templo? (ok, essa piada foi sem graça).

Mas falando sério, as tatuagens não danificam e muito menos destroem o corpo de alguém, até porque, a pessoa só faz uma tatuagem se for de seu desejo próprio, ao contrário ela não faz. Essa passagem de 1 Corintios 3: 16-17 quer dizer sobre as obras da carne (Gl 5: 19-21), que acabam fazendo o nosso corpo ficar imundo e destruindo tanto o nosso físico como o nosso espiritual. A vontade de Deus é que nós sejamos santos (1 Tess. 4: 1-8).

Em 1 Corintios 10: 31 diz: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. O  apóstolo Paulo diz que outra coisa qualquer, sem exceções, e isso me leva a crer fielmente que se eu fazer uma tatuagem, ela tem que ser feita para a glória de Deus, para que Deus seja louvado.

Ao longo do artigo nós vimos algumas fotos de pessoas que fizeram tatuagens com temas bíblicos, que de certa forma, louvam ao Senhor. Um exemplo que posso citar é de Rodolfo Abrantes, cantor cristão, que mesmo depois de se converter a Cristo, continuou fazendo tatuagens.

Mas lógico, tudo deve ser feito com decência para que não haja escândalo, e quando isso ultrapassa os limites de decência, quando isso expõe atos de sensualidade, acaba se tornando pecado.

Se você tem o desejo de fazer uma tatuagem, faça, mas lembrasse, ela louvará ao Senhor? O seu corpo irá glorificar à Deus com a tatuagem que você irá fazer? Haverá decência na sua tatuagem? Se a resposta para essas três perguntas for sim, peça uma direção do Espírito Santo, porque sem Ele, nada podemos fazer.

Não sou legalista, lógico, existem tatuagens e modificações corporais que são de se escandalizar a qualquer um, servem para chamar a atenção, mas como foi dito acima, façamos tudo para a glória de Deus, e que não fuja da decência e do bom senso cristão.

0 comentários:

Postar um comentário