Seja Bem Vindo ao Instituto Renovistas | Fundado em 31 de Agosto de 2013.

30 de agosto de 2013

Jonas: Quando fugimos dos propósitos de Deus

Você já deve ter ouvido e lido várias pregações e sermões baseados na história de Jonas, um profeta que deixou apenas um livro, de apenas quatro capítulos, mas que sempre é lembrado por muitos estudiosos da Bíblia.

Para aqueles que ainda não tem tanta intimidade com a Bíblia, Jonas (Yonah em hebraico - Ionas em latim) foi um profeta israelita nascido da Tribo de Zebulon, que profetizou durante o reinado de Jeroboão II. E foi durante esse período que o SENHOR chamou a Jonas para ir pregar na cidade de Nínive, capital da Assíria na época. Jonas não obedeceu as ordens de Deus, pois poderia ser morto pelos moradores daquela cidade, que era muito violenta. O profeta então pega carona em uma embarcação que saia de Jope para ir à Tarsis.



Durante a viagem, o SENHOR mandou uma forte tempestade sobre o mar, e a navio começa então a balançar, a tal ponto de quase afundar. Jonas, que estava dormindo no porão do navio, descobre que a tempestade foi causada por sua desobediência, e então, se lança no mar, e a tempestade se acalma.

Logo após se lançar ao mar, Jonas é engolido por um grande peixe. Ainda dentro do ventre desse peixe, Jonas ora a Deus, pedindo perdão e dizendo que irá ir a Nínive. Então, esse grande peixe vomita Jonas em uma praia, e o profeta não pensa duas vezes em ir direto para Nínive, onde, durante sua pregação, a grande parte daquela cidade se converteu à Deus, inclusive o rei.

Quando meditamos na história de Jonas, podemos perceber que ele fugiu dos propósitos de Deus, tendo medo de represálias ou da morte. E quantas vezes nós fugimos dos propósitos de Deus para nossas vidas devido ao medo. Quantas vezes nós deixamos de experimentar o melhor de Deus para nossas vidas devido ao medo de represálias ou o medo de rejeição.

Quando fugimos dos propósitos de Deus, a nossa vida entra em uma espécie de declínio. No caso de Jonas, ele desceu para Jope, de Jope ele desceu ao porão, do porão, ele desceu ao mar, e do mar, desceu ao ventre do peixe. Nós podemos até tentar fugir daquilo que Deus nos designou a fazer, mas a nossa vida será muito afetada por causa da nossa desobediência, nos começamos a ter tempestades na nossa vida familiar, sentimental, ministerial etc, e em muitas das vezes, chegamos ao ponto de quase ir a pique.

E quando chegamos ao ventre do peixe, ou seja, quando chegamos ao fundo do poço, nos lembramos que existe um Deus que pode nos tirar de lá, e sempre está disposto a nos perdoar. Também nos lembramos do propósito designado por Deus à nós no passado, e então, decidimos voltar aos caminhos do SENHOR e realizar os Seus propósitos.

Deus tem um propósito para cada ser humano na face da terra, e quando Ele nos chama para realizá-lo, temos que ter total confiança Nele, e isso requer Fé, e a Fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).

Busque à Deus, ore, leia a Palavra, porque Deus irá te revelar, no tempo Dele, os propósitos que Ele reservou para a Sua vida, e tenha fé no SENHOR, porque Ele é contigo.

Por: Victor Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário